BI na gestão hospitalar

05.03.2020

Cinco motivos para usar BI na gestão hospitalar

Conforme dados do IBGE, a previsão é de que, até 2050, o setor da saúde precisará dar suporte a 66 milhões de idosos, só no Brasil. Esse dado deve ser usado como indicativo dos avanços que a área precisa fazer para dar conta desse número. Para quem está se perguntando por onde começar, o uso de BI na gestão hospitalar pode ser o primeiro passo.

 

Um dos pontos fortes do BI é a sua capacidade em fornecer informações de qualidade e preditivas. Existem ainda softwares, como é o caso do weKnow Saúde, que vão além e oferecem o acesso às informações em tempo real. 

 

Em um mercado cada vez mais disputado, tratar o paciente da forma que ele precisa no momento é essencial. O BI possibilita, por exemplo, o gerenciamento de protocolos, tornando o atendimento mais ágil e humanizado.

 

Um estudo realizado pela Global Market Insights prevê que o mercado de health tech deve chegar a US$ 504 bilhões em 2025. Mesmo não tendo os mesmos objetivos que uma empresa, onde não existem consumidores, mas pacientes, os hospitais precisam alcançar resultados positivos. Ou seja, é preciso evoluir e fazer parte desse crescimento. 

 

5 benefícios do BI na gestão hospitalar

 

A união de softwares de BI com os ERPs tem trazido inúmeros benefícios na gestão dos hospitais que aderem às ferramentas. Para quem ainda não usufrui dessas vantagens, nós preparamos 5 benefícios do BI na gestão hospitalar.

 

1 – Tomada de decisões

 

Um software de BI tem como principal característica gerar dados através de indicadores, que podem ser pré-definidos ou criados a partir da necessidade de cada hospital. São esses dados que vão dar maior segurança ao gestor hospitalar na hora de tomar decisões. 

 

Isso se aplica a todos os setores: faturamento, gerenciamento de equipes, gerenciamento de protocolos, gestão de exames, novos investimentos, novas aquisições, estoque entre outros. 

 

2 – Redução de custos 

 

Um exemplo real, de redução de custos, é com relação às glosas. O uso do BI na gestão hospitalar vai ajudar trazendo vantagens para o hospital e também para as operadoras parceiras. O principal tipo de glosas são as administrativas, ou seja, aquelas geradas por algum erro no processamento das informações. 

 

Com o BI, é possível identificar os erros antes do faturamento ou processamento das contas. É possível parametrizar o sistema para avisar quando há algo errado, além de monitorar as glosas enviadas e recebidas, com redução de até 75% das chances de erros. 

 

3 – Monitorar dados em tempo real 

 

Essa é uma das principais vantagens do BI na gestão hospitalar. Em um hospital, quanto maior for a rapidez na tomada de decisões, melhor será o resultado. Vidas dependem desse fator.

 

Saber responder com rapidez o que deve ser feito, onde está o profissional ou a equipe preparados para o procedimento, é fundamental. E, o software de BI permite essa agilidade. 

 

4 – Antecipação e identificação de falhas

 

Essa é outra vantagem do BI na gestão hospitalar. Em vez de esperar pelo problema, com uma ferramenta de business intelligence é possível antecipar situações e até mesmo identificar falhas. O gasto desnecessário com medicamentos vencidos é um exemplo. 

 

Isso é possível devido aos indicadores gerados. Eles vão fornecer os dados necessários para as análises. Além disso, os dashboards de um software de BI permitem um acompanhamento fácil de todos os setores de um hospital.

 

5 – Segurança dos dados e informações com uso de BI na gestão hospitalar

 

Esse é outro fator essencial. Um hospital possui muitos dados, que, em sua grande maioria, são sensíveis. É preciso ter o máximo de atenção e oferecer segurança para os pacientes. 

 

weKnow Saúde, o software de BI para o seu hospital

 

Você já identificou essas e muitas vantagens com o uso de BI na gestão hospitalar? Agora chegou o momento de escolher o software adequado, que realmente vai responder às necessidades do seu hospital.

 

O weKnow Saúde já atende dezenas de instituições na área e possui, até o momento, mais de 4 mil indicadores pré-programados. A implantação é fácil, rápida e a partir do primeiro dia de uso já é possível gerar dados para o hospital. Conheça a ferramenta, converse com os especialistas e saiba todas as vantagens oferecidas pela ferramenta. 

Principais publicações

  • 06.12.2019

    LGPD na saúde: saiba quais os impactos e como se adequar

    leia mais

  • 14.05.2020

    Consultor (a) Analista de Dados – Joinville (SC)

    leia mais

  • 19.03.2020

    Técnico (a) de Suporte Pleno – Joinville (SC)

    leia mais

  • 29.03.2018

    Inspire-se nestes dashboards para aumentar suas receitas

    leia mais

  • 27.05.2018

    IOT de Joinville – Novo cliente

    leia mais

  • 20.03.2019

    ROGTI – Nova Parceria weKnow no Rio de Janeiro

    leia mais

  • 08.11.2019

    Executivo de Vendas Brasil

    leia mais

  • 27.05.2018

    Hospital Santo Antônio de Blumenau – Novo cliente

    leia mais

  • 04.11.2019

    Gestão de glosas: como evitar esse problema?

    leia mais

  • 10.07.2018

    Oportunidade weKnow – Suporte/Testador – Vaga Preenchida

    leia mais

Veja também

Consultor (a) Analista de Dados – Joinville (SC)

LEIA MAIS

Quer
falar
conosco?

Conheça nossa
solução.

weKnow disponibiliza indicadores para hospitais enfrentarem pandemia

LEIA MAIS

Consultoria
dedicada para
seus indicadores.

Veja quem
já adquiriu.

Veja também

Consultor (a) Analista de Dados – Joinville (SC)

LEIA MAIS

weKnow disponibiliza indicadores para hospitais enfrentarem pandemia

LEIA MAIS