Nos últimos anos notamos, como nunca antes na história de Hospitais de todas as regiões, que eles têm se espelhado em modelos de processos industriais. Embora preservando o pensamento humanitário, grande parte das organizações precisaram se readequar à realidade que não é mais possível fazer assistência humanizada, sem que seja financeiramente sustentável.
Um dos pontos primordiais então é fazer gestão de estoque e financeira na “ponta do lápis”, otimizando recursos, dinheiro, tempo e principalmente, ter o controle dessa gestão nas mãos, de forma eficiente, através de informações precisas e atualizadas. Como gerenciar esse controle evitando a falta de produtos emergenciais ou o acúmulo de materiais e medicamentos, por exemplo, com curto prazo de validade? Como otimizar seu estoque, evitando armazenar dinheiro em forma de medicamentos e materiais de alto custo, mas sem deixar faltar em seus processos assistenciais?
A gestão de estoque é muito sensível. Os gestores não enxergam apenas os materiais parados nas prateleiras, mas sim, dinheiro estocado, causando um impacto financeiro na organização. Com isto, ferramentas de informação precisa e em tempo real são absolutamente imprescindíveis. A percepção humana, embora seja essencial, não é mais suficiente para resolver todas as situações envolvidas em um assunto tão delicado e importante para os Hospitais.
Não só em Hospitais como para qualquer segmento do mercado, o objetivo básico de administração dos materiais é colocar esses recursos em produção com qualidade, tempo correto, quantidade adequada, evitando acúmulos ou desperdícios e alto custo com fornecedores.
É extremamente importante identificar esses gargalos dentro das instituições, “fechar torneiras”. No ambiente de hospitais e clínicas têm-se algumas diferenciações, como, medicações que acabam tendo influência de estabilidade, ou seja, se está dentro da possibilidade de uso ou não.
Com o weKnow, temos como controlar com excelência essa rastreabilidade podendo evitar que algumas vidas consumam medicações que não estejam adequadas para utilização. Mas e quanto as vidas que já utilizaram? É necessário ter dentro da gestão de estoque esse tipo de controle e informação, quem usou? Por quem foi administrado? Será que foi administrado após o aviso de recall? É esse tipo de questionamento que fazemos, pois com essas dúvidas levantadas na própria fase de testes com o weKnow, já conseguimos mostrar indicadores e o gestor já consegue identificar positivamente antes de adquirir o weKnow os impactos que refletem no Hospital, mostrando os processos, evitando desperdícios, movimentando a conscientização.
Com isso, conseguimos não só administrar melhor o estoque de medicamentos e sim fazer gestão de todos os suprimentos, pois qualquer recurso “parado” impacta em todos os setores da organização. Uma vez que temos um mapeamento bem refinado e assertivo até aspetos culturais começam a mudar em toda organização. Assim, o weKnow não só ajudará nos números analisados através de seus Dashbords, mas também permite olhar as perspectivas nas melhores práticas de mercado e alinhamento de toda instituição.
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