15.01.2020

Como aprimorar o gerenciamento de protocolos com uso de BI

O uso de ferramentas de Business Intelligence (BI) tem crescido na saúde. Em um estudo realizado em 2016 pela AxisMed, da Telefónica, 15% das empresas revelaram ter conhecimento e fazer uso do BI e 32% das pesquisadas disseram ter conhecimento da relevância, mas ainda não colocavam em prática. Neste texto, vamos abordar o case de sucesso entre weKnow Saúde e o Hospital São José, de Criciúma, no gerenciamento de protocolos.

 

Continue a leitura e saiba quais estratégias podem ser úteis para o seu Hospital ou CDI.

 

Gerenciamento de protocolos com o weKnow BI

 

Há cerca de sete meses, o Hospital São José, uma instituição filantrópica, referência em alta complexidade, passou a utilizar o weKnow Saúde, com o foco no gerenciamento de protocolos. Durante o Innovation Day — evento organizado pela Philips, que ocorreu no dia 3 de dezembro, em Blumenau (SC) — a equipe do HSJ apresentou um relato com os avanços alcançados a partir do uso da ferramenta.

 

Foram feitos acompanhamentos de protocolo institucional, clínico e assistencial. Uma das situações avaliadas foi a Sepse, responsável por 97% das mortes por infecção em Santa Catarina. O AVC, que leva a um óbito a cada 6 segundos, também fez parte do protocolo de gerenciamento.

 

Buscando criar um sistema unificado, que possibilitasse o rápido tratamento, a equipe implantou o weKnow Saúde. Assim, foi possível ganhar tempo e agilidade para alcançar as metas de tratamento conforme o tempo previsto, por meio das referências de cada protocolo clínico. Conforme relatos da equipe do São José, agora, com a utilização do software já é possível mensurar e apresentar as pendências de ações da equipe assistencial em tempo real.

 

Para viabilizar o acesso às informações geradas e promover o rápido atendimento, foram instalados 25 televisores, em áreas restritas, como postos de enfermagem e sala de emergência.

 

O gerenciamento de protocolos ainda foi otimizado com a disponibilização dos dashboards de forma pública, sem necessidade de login e senha. Nesses dashboards, são contidas apenas informações necessárias para protocolo, como tempo pendente, número do atendimento e ação sugerida para equipe, não expondo nenhum dado sensível do paciente.

 

Vantagens para os pacientes

 

Além da oportunidade de salvar vidas e evitar possíveis sequelas, foi possível utilizar o recurso como gestão à vista, sistematizando vários processos por meio de painéis, dentre eles o de protocolos clínicos. Com isso, a equipe conseguiu monitorar e realizar ações em tempo real.

 

Assim, foi possível tornar o gerenciamento de processos morosos e com grande abertura de falhas principalmente de comunicação, em processos sistematizados e eficientes. No caso de Sepse, o primeiro protocolo a ser implantado, foram cerca de 50 protocolos aplicados com todas as etapas de tratamento.

 

Os próximos passos da equipe responsável, formada pela Gerente de TI, Andreia Pisoni, o Analista de Projetos de TI, Rafael Silva dos Santos, e a Gerente de Qualidade, Márcia Campos, é a expansão da aplicação do weKnow Saúde no gerenciamento de protocolos para outras áreas. São elas: monitoramento e controle do atraso de administração do medicamento, altas previstas do dia, pacientes sem prescrição diária e encaminhamento do paciente para realização de procedimentos.

 

Conheça a ferramenta

 

O weKnow Saúde é uma ferramenta desenvolvida para atender às demandas de geração de dados em hospitais e CDIs. O software possui mais de 2 mil indicadores pré-programados, que podem ser utilizados já no primeiro dia de implantação da ferramenta.

 

Com isso, é possível gerar dados e fazer o cruzamento, com a possibilidade de ter uma visão geral e real de cada setor da unidade de saúde. Assim, pode-se aplicar estratégias eficazes. Acesse este link e faça uma experiência do software.

 

Participe dos nossos grupos de discussão

 

Com a intenção de fomentar as discussões sobre Business Intelligence na área da saúde, estamos divulgando grupos no WhatsApp, Telegram, Facebook e Linkedin. Esses grupos são compostos por profissionais da saúde e por todos aqueles que têm interesse em contribuir com a área.

 

Confira os acessos aos grupos e participe das discussões!
WhatsApp: http://bit.ly/35VIuTt.
Telegram: http://bit.ly/2FUwMy4.
Facebook: http://bit.ly/2RnherE.
Linkedin: http://bit.ly/38kCe9J.

Principais publicações

  • 06.12.2019

    LGPD na saúde: saiba quais os impactos e como se adequar

    leia mais

  • 12.06.2020

    Gerente Comercial (Joinville/SC)

    leia mais

  • 01.06.2020

    Pré Vendas/Sales Development Representative (Joinville/SC)

    leia mais

  • 14.05.2020

    Consultor (a) Analista de Dados – Joinville (SC)

    leia mais

  • 19.03.2020

    Técnico (a) de Suporte Pleno – Joinville (SC)

    leia mais

  • 29.03.2018

    Inspire-se nestes dashboards para aumentar suas receitas

    leia mais

  • 27.05.2018

    IOT de Joinville – Novo cliente

    leia mais

  • 20.03.2019

    ROGTI – Nova Parceria weKnow no Rio de Janeiro

    leia mais

  • 01.06.2020

    Consultor de Negócios (Joinville/SC)

    leia mais

  • 08.11.2019

    Executivo de Vendas Brasil

    leia mais

Veja também

Seu RH precisa de um BI? Veja 3 motivos para contratar uma ferramenta

LEIA MAIS

Quer
falar
conosco?

Conheça nossa
solução.

Gerente Comercial (Joinville/SC)

LEIA MAIS

Consultoria
dedicada para
seus indicadores.

Veja quem
já adquiriu.

Veja também

Seu RH precisa de um BI? Veja 3 motivos para contratar uma ferramenta

LEIA MAIS

Gerente Comercial (Joinville/SC)

LEIA MAIS
Open chat