Um dos principais desafios de um hospital ou CDI que atende plano de saúde é fazer a gestão de glosas de forma eficiente. Conforme dados da Associação Nacional de Hospitais Privados (Anahp), a glosa é um problema recorrente em 90% das relações entre hospitais e planos de saúde. A Anahp analisou ainda que houve um crescimento de 9% em problemas de glosa entre os anos de 2017 (3,84%) e 2018 (4,19%).
Uma das principais dificuldades que vêm junto com as glosas é a dificuldade em promover o giro de caixa e o faturamento do hospital ou CDI acaba prejudicado.
Pensando nisso, preparamos este conteúdo que vai ajudar na gestão de glosas e na própria gestão hospitalar.
Os principais tipos de glosas
Entre os principais erros que dificultam a gestão de glosas estão: falhas administrativas, técnicas e lineares. Vamos explicar um pouco mais sobre cada uma delas:
Administrativas: representam cerca de 90% das glosas e são geradas por inconsistências de dados, erros de informações, preenchimento incorreto de formulários e erros de digitação.
Técnicas: esse erro é menos comum e acontece quando há alguma inconsistência de cunho técnico, como dosagem e tipo de medicamento, especificação de exame ou procedimento, descrição incompleta da assistência prestada, entre outros.
Linear: esse tipo de glosa acontece quando a operadora não fornece alguma informação ao hospital ou CDI. Isso acaba exigindo um maior cuidado para que glosa possa ser recusada e o faturamento seja garantido.
4 dicas para aprimorar a gestão de glosas
Para ajudar os hospitais e os CDIs a fazerem a gestão de glosas de forma eficiente, separamos algumas dicas. Coloque em prática essas dicas e certamente o número de glosas irá diminuir.
1 – Uso de prontuário eletrônico
Não somente para aprimorar a gestão de glosas, o prontuário eletrônico já é uma realidade que vem melhorando a coleta e manutenção dos dados. Alguns dos benefícios dos prontuários eletrônicos são: economia de espaço, maior segurança, portabilidade e padronização.
2 – Conhecimento dos processos do plano de saúde
Este é outro ponto fundamental, especialmente quando falamos em glosas técnicas. Além disso, conhecer bem cada contrato vai evitar surpresas e geração de glosas lineares — que podem nunca ser faturadas.
É importante lembrar que atendimentos realizados por convênios podem demorar de 30 a 60 dias para serem pagos. Além disso, é muito comum que as operadoras utilizem lotes, compostos por diversas guias. É raro o faturamento de guias de forma individual.
Conforme a Agência Nacional de Saúde (ANS), existem cerca de 47 milhões de beneficiários de planos e 751 operadoras em ação. Neste ponto é importante ter bem definido qual o total de pacientes que são atendidos de forma particular ou conveniada.
3 – Treinamento e capacitação dos funcionários
Você já possui uma ferramenta de gestão hospitalar, conhece bem os termos e contratos com as operadoras de planos de saúde, aplica o prontuário eletrônico. O que mais precisa ser feito?
É indispensável realizar o treinamento da equipe de funcionários. Além de estarem familiarizados com as diferentes formas e normas das operadoras, é necessário dar atenção a detalhes, como preenchimento de fichas e guias.
Outra dica importante para repassar aos funcionários e assim melhorar a gestão de glosas é informar sobre o atendimento de cada cliente. É particular? Possui plano? Qual a operadora e as suas exigências?
4 – Uso de ferramentas e softwares de gestão hospitalar
Um dos principais problemas do gestor hospitalar são as glosas administrativas. Um meio simples de resolver essa questão é com a contração de uma ferramenta ou software que transforme em digitais os processos feitos de forma manual. Com isso, as glosas devem ter uma queda de até 75%.
É importante aqui estar aberto à implementação de Business Intelligence (BI). Atualmente já existem ferramentas como o weKnow Saúde, que é especialista nesta área. Por ter conseguido escalar o uso no segmento, é capaz de entregar uma solução completa e acessível, sem investimentos em aquisição de licenças e sem grandes custos de implementação.
Outro benefício das ferramentas voltadas para a gestão hospitalar é ter acesso aos indicadores e assim avaliar qual a principal dificuldade da instituição. O weKnow, por exemplo, possui a vantagem de ter indicadores pré-construídos. Com isso, já no primeiro dia de uso do software é possível ter acesso aos dados da sua instituição, como: glosas aceitas, glosas recuperadas, retorno de glosa, recurso de glosa.
Quais dessas dicas seu hospital ou CDI pode implementar para melhorar a gestão de glosas? O software weKnow atende a todas essas necessidades. Desde o prontuário eletrônico até os indicadores de glosas, por exemplo. Além disso, para o treinamento da equipe a empresa oferece a opção de EAD, evitando assim gastos com locomoção e otimizando o tempo da sua equipe.
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