02.07.2020

Seu RH precisa de um BI? Veja 3 motivos para contratar uma ferramenta

Um estudo realizado pelo The Boston Consulting Group em parceria com a Federação Mundial de Associações de Gestão de Pessoas, em 2015, concluiu que as empresas que possuem áreas de RH estratégicas, obtiveram melhores desempenhos econômicos do que as companhias com RH tradicional. Na pesquisa, foram ouvidos mais de 3 mil profissionais em 100 países. 

 

Uma área de RH focada em estratégia, é reconhecida pela capacidade de alavancar os resultados dos colaboradores a partir de ações que os motivam a realizar e aumentar sua performance, tendo como resultado avanços financeiros para a empresa como um todo. 

 

O que diferencia um RH estratégico de um RH tradicional, em geral são os processos em que se dá mais foco. Geralmente, o RH tradicional dedica seu tempo na contratação, gestão de pessoal e treinamentos, enquanto um RH focado em estratégia busca conhecer os colaboradores e seus objetivos profissionais, alinhando-os aos da empresa nas áreas em que esse colaborador obterá melhor desempenho. 

 

Além disso, o RH estratégico busca verticalizar sua comunicação, para que o acesso a gestão se torne mais simples e a resolução de problemas mais eficaz. 

 

Contudo, para que a área mais solicitada na empresa possa criar uma estratégia para desenvolver seus colaboradores com base na visão da empresa, é preciso que os processos burocráticos sejam automatizados e que as informações tornem-se de fácil acesso. 

 

O mercado de tecnologia está cada vez mais focado em auxiliar na automatização de processos para melhoria do dia a dia dos profissionais. Veja abaixo, 3 motivos para contratar um BI (Business Intelligence) para sua área de Recursos Humanos: 

 

1.Tenha informações confiáveis para tomada de decisão

 

Geralmente, pela falta de controle e visão geral das situações dos colaboradores, como afastamentos, absenteísmos e turnover, se torna mais difícil definir ações que possam realmente solucionar esses problemas. Com uma ferramenta de BI, os relatórios extraídos do sistema de RH não precisam de tratamento, sendo apresentados em tempo real e com diversos filtros que podem ser personalizados para atender a sua demanda. 

 

O perfil dos seus colaboradores também pode ser acessados de forma rápida e em tempo real, com indicadores que apresentam dados gerais como idade, gênero, grau de instrução, tempo de empresa e muitas outras informações que tradicionalmente, levariam tempo para ser levantadas. 

 

2. Folha de pagamento 

 

É comum encontrarmos em empresas a existência de um alto número de erros no processamento da folha de pagamento, o que causa a necessidade de retrabalho e, eventualmente, correções. Se com frequência a sua folha de pagamento apresenta problemas, a insatisfação dos colaboradores, custos extras e até mesmo ações trabalhistas podem ser reflexos disso, contudo, sem uma ferramenta que automatiza seus indicadores de pagamento, se torna complexo identificar de onde os erros estão surgindo. Com o uso da tecnologia de Business Intelligence, é possível verificar seu custo por folha de pagamento, aplicando filtros por área, encargos e períodos. 

 

3. Gestão de horas extras 

 

Os custos que envolvem horas extras em geral são uma preocupação para as organizações, uma vez que para minimizá-los é preciso que o RH possa apurar todas as situações e que os líderes possam agir em parceria com a área para que as horas extras ocorram somente quando há necessidade, evitando custos desnecessários para a empresa e o trabalho extraordinário para os colaboradores.  

 

A ferramenta de BI pode apresentar indicadores sobre o custo das horas extras por área, podendo ser comparado por períodos para que sejam realizadas ações de contingência se necessário. 

 

weKnow RH, o software de BI que te auxilia a cuidar de pessoas e processos 

 

Agora que você já conhece as vantagens de utilizar um software de BI, chegou o momento de escolher o mais adequado para atender às suas necessidades. 

 

Atualmente, a weKnow Business Intelligence atende centenas de instituições em todo o Brasil e sua tecnologia tem transformado a gestão dessas empresas. 

 

O novo produto, direcionado para a área de Recursos Humanos, foi desenvolvido em parceria com a OGP Soluções, que é líder no segmento e construiu indicadores para o seu RH utilizar desde o primeiro dia de instalação, com implantação rápida e descomplicada. Converse com um dos nossos especialistas.

Principais publicações

  • 06.12.2019

    LGPD na saúde: saiba quais os impactos e como se adequar

    leia mais

  • 13.10.2020

    Atendente de Suporte Técnico – Joinville/SC

    leia mais

  • 21.09.2020

    Assistente de Projetos de Desenvolvimento – Joinville/SC

    leia mais

  • 25.08.2020

    Analista/Desenvolvedor Delphi Pleno – Joinville/SC

    leia mais

  • 29.03.2018

    Inspire-se nestes dashboards para aumentar suas receitas

    leia mais

  • 27.05.2018

    IOT de Joinville – Novo cliente

    leia mais

  • 20.03.2019

    ROGTI – Nova Parceria weKnow no Rio de Janeiro

    leia mais

  • 04.11.2019

    Gestão de glosas: como evitar esse problema?

    leia mais

  • 01.06.2020

    Consultor de Negócios (Joinville/SC)

    leia mais

  • 27.05.2018

    Hospital Santo Antônio de Blumenau – Novo cliente

    leia mais

Veja também

Atendente de Suporte Técnico – Joinville/SC

LEIA MAIS

Quer
falar
conosco?

Conheça nossa
solução.

O novo e estabelecido normal com a análise do “agora” 

LEIA MAIS

Consultoria
dedicada para
seus indicadores.

Veja quem
já adquiriu.

Veja também

Atendente de Suporte Técnico – Joinville/SC

LEIA MAIS

O novo e estabelecido normal com a análise do “agora” 

LEIA MAIS
Open chat