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02.06.2022

B.I Tradicional x B.I Self Service

Mais do que uma tendência dos últimos anos, a autonomia de se “auto servir com dados” – chamado de “Self Service” – traz independência aos Gestores de diferentes áreas de negócio. Neste contexto, não confunda a “independência” do usuário com um “estar isolado”, ok?! O “auto servir” com dados o torna independente e ágil para obtenção de respostas necessárias, mas o aproxima estrategicamente da organização de dados juntamente com times de Tecnologia, e vocês sabem: Trabalho de qualidade engajado, sempre resulta em produtividade e sucesso.

 

Como Especialista do produto weKnow B.I. e suas soluções, neste artigo trago estas vantagens ainda mais aprimoradas na ferramenta weKnow 3.0, apimentadas pelo olhar de profissionais que desenvolveram esta versão e tornaram a experiência ainda mais gratificante!

 

Evolução, mas, desde sempre: SOLUÇÕES!

 

Antes da difusão de ferramentas de Business Intelligence – BI de fato práticas e funcionais, vale entrarmos em segundos de reflexão desde os primeiros gerenciadores de relatórios. Neles, a cada filtro informado, seus usuários sempre buscaram independência e versatilidade de resultados.
O usuário, independentemente do seu nível na estratégia de informações já se “auto servia” em possibilidades de filtros (de alguma forma ainda que limitada), porém a experiência perdia a satisfação plena ao saber que apenas com sua expertise para interpretar o que resumia o final destas centenas de páginas, é que de fato era o que tornava relevante a análise destes dados.
Isto fez o mercado evoluir para o uso de ferramentas BI, com dados representados em indicadores de apelos visuais – através de formas e cores – transformando a experiência desde o consumidor menos experiente em informações. O BI então, deveria facilitar todos a interpretar de forma intuitiva (e o mais rápido possível) o que a organização necessita para suas tomadas de decisão, independente da esfera que atue.

 

Com a ferramenta weKnow BI e seu time de especialistas no mercado Health Tech, esta jornada com dados sempre teve a valorização por parte dos interessados, com resultados práticos antes mesmo da contratação. Desde os primeiros minutos de contato com profissionais atentos, e isto se confirmando em todos os pontos deste caminho de soluções.

 

Por fim na primeira etapa, a implantação de alertas e tarefas automatizadas, como uma “cereja no bolo”, sempre tornaram possível o weKnow BI encontrar o usuário, não dependendo que apenas o usuário busque pelo BI.

 

E o “Por quê”? Simples:

Valorizar o tempo deste usuário, pois ele deve ter O PODER!

Porém, “nada é tão bom que não possa ser melhorado!

Assim, nos preparamos para:

 

weKnow 3.0 e o conceito Self Service:

 

Instigados pelo mercado e presentes em eventos e consultoria de profissionais do internacionalmente reconhecido Grupo Gartner, o weKnow em sua evolução à versão 3.0 avançou ainda mais no critério de EMPONDERAMENTO do usuário consumidor de suas informações.

 

Alini Mello, Gerente do Time de Desenvolvimento weKnow, ressalta que: Proporcionar autonomia para nossos clientes é um conceito fundamental na concepção da arquitetura do weKnow. A versão Self-Service veio para quebrar o arquétipo do BI tradicional, incorporando flexibilidade na utilização dos recursos sem comprometer a agilidade e eficiência na interação dos usuários com a ferramenta.

 

Em complemento, o Especialista em Tecnologia Alexandre Silva nos lembra da analogia com o habitual “Self Service” que vemos no mundo da gastronomia, onde então um BI tradicional traz o “prato feito” com limitações de velocidade a adaptações que sejam necessários, enquanto o Self Service torna o consumidor independente às suas escolhas. Se evoluímos esta analogia: este novo conceito em dados também alimenta e torna usuários ainda mais fortes diante de respostas mais rápidas.

 

Abrem-se novos conjuntos de possibilidades a novos questionamentos, e melhor: sem precisar pedir intervenções e novas adaptações com tanta constância de alinhamentos com time de TI ou consultoria especializada.

 

Leonel Thiesen, profissional atuante direto na transformação do weKnow web, confirma este propósito: “Um BI self-service como o weknow dá mais poder ao usuário final, possibilitando que ele ajuste de diversas formas as visões criadas pelos engenheiros de dados sem a necessidade de conhecimentos técnicos específicos. Assim a extração de conhecimento e informação dos dados disponíveis fica muito mais acessível e simples.”

 

Vejam que a engrenagem num todo gira mais rápido, e o tempo economizado por todos torna possível ênfase de sua energia em atividades ainda mais complexas e de maior abrangência na instituição. É unanime um pensamento: todos ganham!

 

A experiência do usuário cada vez mais EMPONDERADO:

 

Oferecer o PODER de escolha com agilidade, faz o sentido do termo EMPONDERAMENTO citado neste artigo e que de fato é nosso objetivo em implantação de SOLUÇÔES REAIS ao mercado Health Tech.

 

Dentro do time de Desenvolvimento, a experiência do cliente cada vez mais estudada e valorizada, tem nas palavras do Especialista em UX – User Experience – Matheus Morais uma percepção importantíssima que pode inclusive mudar o olhar do usuário de informações. Matheus nos lembra que “Em situações em que é necessário antecipar cenários (cada vez mais importante se preparar para os cenários do que reagir a eles), os usuários têm que ter mais poder individual e tempos de reação mais rápidos do que o BI tradicional. Com o BI Self Service os usuários podem acessar dados de diferentes fontes, obter insights de todas as fontes juntas e tomar decisões de negócios mais rápidas.
Em termos de usabilidade também tenho uma grande preferência pelo Self Service BI pois não necessita de uma estrutura tão robusta quanto um BI tradicional, dando mais poder para o usuário final.

 

O início de novos resultados pode começar, AGORA!

 

Perceberam os perfis tão distintos e todas as suas falas no decorrer deste MiniSpoiler do que está por vir em nossa próxima versão? Desde a concepção do produto, e passando por todos os times que levam à implantação de soluções diferenciadas, a versão weKnow 3.0 não só promete como já se faz realidade em testes finais com clientes Beta!

 

Dentro de poucas semanas esta versão estará disponível também para sua instituição!

 

Aproveite este período para conversar com sua equipe de tecnologia sobre quais novos questionamentos e amplitude de respostas podem ser necessárias em seus próximos passos, e com isto, antecipe os mapeamentos que weKnow versão 3.0 poderá implementar imediatamente ao lançamento e atualização em seu ambiente!

 

Prepare-se: Essa experiência vai otimizar o tempo de suas perguntas e respostas diárias, e tornar mais prático os resultados e novos projetos que vão destacar sua instituição e claro: mais sucesso em sua carreira profissional!

 

Não perca nas próximas semanas mais materiais que vão aquecer os motores para este lançamento.

 

Autor: Josiani Sofiatti – Especialista de Conteúdo

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