20.01.2021

Glosas e Faturamento – Entrevista realizada com Elisandra Menezes – Coordenadora de Faturamento – Hospital INC -Instituto de Neurologia de Curitiba.

 

Elisandra trabalha a dois anos no Hospital INC – Instituto de Neurologia de Curitiba, profissional com grande experiência na área da saúde, atua no mercado hospitalar a 10 anos.

 

Um dos grandes desafios de um hospital ou CDI que atende plano de saúde é fazer a gestão de glosas de forma eficiente promovendo o controle e repasse de informações corretas aos envolvidos nas atividades de faturamento.  Para termos uma visão geral de como essa gestão é realizada, entrevistamos a Elisandra Menezes, coordenadora de faturamento do Hospital INC para nos contar um pouco sobre sua experiência nesta área.

 

 

Perguntamos a ela, em uma entrevista focada em Gestão de Glosas, quais os desafios encontrados e as ações realizados para superá-los em sua gestão?

 

Um dos maiores desafios é fazer com que as informações cheguem ao faturamento em tempo real, para que possamos corrigir as falhas com a maior brevidade, pois assim evitamos que novos faturamentos sejam gerados com dados inconsistentes. Com a utilização dos indicadores de glosas e relatórios dinâmicos do weKnow, consigo filtrar as glosas por item, valor, operadora, etc… Manter a parametrização em dia e esclarecer as duvidas da equipe de forma clara, para que todos tenham o mesmo entendimento, são ferramentas utilizadas na gestão.

 

 

Quais os principais controles nos processos do hospital que ajudam a reduzir as Glosas?

 

 A primeira ação é a parametrização correta dos lançamentos. Logo que um contrato é recebido, deve ser parametrizado com todos os detalhes possíveis e o principal é o controle dos indicadores, e isso o weKnow nos disponibiliza diversos relatórios detalhados de item a item. Com isso, eu consigo otimizar o tempo de resolução e corrigir as divergências com a maior brevidade.

 

 

Elisandra, se você fosse contratada ou procurada por uma instituição para atuar no faturamento com a gestão de glosas, qual seria a primeira ação ou qual seria o conselho que você daria para um gestor?

 

Minha dica para um controle de gestão eficiente é um controle através de relatórios de gestão. Quanto maior o detalhamento que tiver nesses relatórios e quanto mais filtros forem possíveis aplicar, é melhor e isso é essencial para a gestão. Manter em dia a parametrização e qualquer troca de código que ocorra nos contratos, informar a central de guias de internamento para que já saia do processo do hospital com o código correto. Esta atividade evita principalmente o retrabalho com troca de códigos e glosas por código incorreto. Manter uma rotina de atualização constante e treinamento com a equipe, mesmo que o processo já esteja definido a cada seis meses ou pelo menos dentro do ano, avaliar os processos e tirar demais dúvidas, com isso o faturamento se mantém em dia e com menor índices de glosas possível.

 

Elisandra como você avalia hoje a empresa weKnow, e quais mudanças de impacto que geraram na instituição?

Com a variedade de dashbords personalizados eu consigo comparar períodos anteriores e também me antecipar na tomada de decisões, isso incluindo o acompanhamento em tempo real de contas faturadas por quantidade, por setor e por valores. Nós trabalhamos com metas e indicadores base e o lead time é um deles, com os relatórios do weKnow e os alertas diários de contas pendentes, conforme os motivos por nós classificados, eu consigo focar no tempo de faturamento desde um internamento, envio da conta para a operadora, recebimentos e isso sem contar com o controle de Glosas por motivos, itens recusados ou aceitos. Posso dizer SIM que o weKnow é uma ferramenta necessária para uma boa gestão do processo de faturamento geral.

Principais publicações

  • 06.12.2019

    LGPD na saúde: saiba quais os impactos e como se adequar

    leia mais

  • 29.03.2018

    Inspire-se nestes dashboards para aumentar suas receitas

    leia mais

  • 25.08.2020

    Analista/Desenvolvedor Delphi Pleno – Joinville/SC

    leia mais

  • 31.05.2021

    Pessoa Desenvolvedora WEB Front-End Pleno – Joinville/SC

    leia mais

  • 27.05.2018

    IOT de Joinville – Novo cliente

    leia mais

  • 27.05.2018

    Hospital Santo Antônio de Blumenau – Novo cliente

    leia mais

  • 20.03.2019

    ROGTI – Nova Parceria weKnow no Rio de Janeiro

    leia mais

  • 04.11.2019

    Gestão de glosas: como evitar esse problema?

    leia mais

  • 15.01.2020

    Como aprimorar o gerenciamento de protocolos com uso de BI

    leia mais

  • 01.04.2021

    2ª Edição weDay – Primeira vez 100% Online

    leia mais

Veja também

Dicas de Segurança Contra Ransomware

LEIA MAIS

Quer
falar
conosco?

Conheça nossa
solução.

Webinar weKnow – CHO otimiza processo de faturamento e ocupação com Monitoramento Inteligente

LEIA MAIS

Consultoria
dedicada para
seus indicadores.

Veja quem
já adquiriu.

Veja também

Dicas de Segurança Contra Ransomware

LEIA MAIS

Webinar weKnow – CHO otimiza processo de faturamento e ocupação com Monitoramento Inteligente

LEIA MAIS
Open chat